Agenda para a diversidade, equidade, e inclusão

De foto.wiki.br

Agenda para a diversidade, equidade, e inclusão (ADEI)

Sendo o Brasil um país formado por povos ameríndios, povos provindos de imigrações e diásporas; por definição, é um país diverso. E sua territorialidade possibilita vários Brasis, com diferentes sotaques, hábitos e culturas.

Sabe-se também que a diversidade em uma organização, faz com que a visão dela seja mais acurada, e ampla. Permite o entendimento melhor de diferentes realidades, diminuindo preconceitos, aumentando a capacidade de inovação, e a variedade de perspectivas. E mais importante, vendo através dos olhos de mais realidades,  questões a serem atacadas.

Então, ter uma política de busca à diversidade é de suma importância, para qualquer organização, sendo a FUCG brasileira, é mandatório.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

   Criar um ambiente seguro, inclusivo, onde todas as pessoas tenham voz, e possam ser ouvidas. Ter membros do grupo e atuar com diferentes etnias, de diferentes áreas do Brasil, de diferentes classes sociais, gêneros, desabilidades, níveis educacionais - em quantidade que ao menos reflitam a porcentagem destes na população brasileira, buscando, continuamente, dar mais voz aos que hoje não são ouvidos.  

Método[editar | editar código-fonte]

   Para assegurar a efetividade de nossas ações, adotamos uma cultura de melhoria contínua, focada em planejamentos para ações curto prazo, parte de um programa permanente. Com ações imediatas, verificando a eficácia, ajustando o que for necessário e replanejando.  As ações serão contínuas, não pontuais, sem impacto e significância.    As ações serão feitas de forma colaborativa, a ideia é sempre trabalhar em conjunto com grupos que já atuam em minorias. Uma forma de aumentar a superfície de contato, e ter avaliações externas de nossa atuação no tema.

Ações[editar | editar código-fonte]

   Algumas ações são necessárias para verificar se estamos atingindo nossos objetivos, uma das mais importantes são coleta de dados. Entender se estamos conseguindo atuar em todas as camadas, de forma eficaz, é importante para definir outras ações. Essa é uma ação tanto para dentro, quanto para fora da organização.

Ações internas:[editar | editar código-fonte]

   Criar ações para aumentar o entendimento dos membros do grupo sobre as questões de diversidade, equidade e inclusão. Melhorando a capacidade de análise individuais.

   Ter ações que previnam a discriminação entre membros, verificar continuamente se os principais atores do grupo refletem os objetivos do ADEI. Criar espaços salutares, mas que tenham vias de denúncia em caso de discriminação e assédios, e tomar ações em caso de ocorrência e ações para não mais ocorrer e entender como deixamos ocorrer. Podendo em resultar em desligamento do grupo, e ações legais cabíveis.

   Sempre verificar se a comunicação por nós produzida, interna e externa, atinge os objetivos do ADEI, a fim de facilitar e impactar o maior número de pessoas.

   Ter treinamentos e capacitações para aumentar a capacidade de produzir resultados que ajudem no objetivo do ADEI

Ações externas:[editar | editar código-fonte]

   Entendemos que devido a natureza de algumas atividades do grupo, nem sempre elas aceitarão todos os tipos de público. Então, devemos buscar ampliar o leque de atividades para buscar atingir a maior variedade de pessoas.

   Temos de ter ações diretas com comunidades minoritárias, nosso objetivo como grupo é registrar bens culturais (materiais, imateriais e naturais) no Brasil. Assim, chegar em lugares que as pessoas têm baixo ou nenhum registro amplamente público, e fazer com que elas, ativamente, contêm e registrem a história delas, é parte dessas ações.

   Promover ações que diretamente combatem a disparidade de mídia quanto a um grupo, vai além de fazer com que eles se apropriem dos espaços wiki. Temos de dar caminhos para que eles consigam realizar, dar informação e treinamento, de uma forma acessível. É também parte de nossas ações.    Agimos para envolver comunidades locais tanto em etapas de planejamento,  quanto na execução dos trabalhos de campo, respeitando suas crenças, culturas, visões e suas necessidades.